jeudi 18 octobre 2012

Plans de cours annuels

Plans de cours annuels


Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil /
Escola Básica e Secundária de Baião                       

Direção Regional de Educação do Norte
2012 - 2013


Planificação Anual

Francês L.E. II  

7ºano 

   2012           /           2013     




Objetivos
Unidades
Conteúdos Temáticos
Conteúdos morfossintáticos / fonéticos e fonológicos
[Gramaticais]
Estratégias
Recursos
Instrumentos de avaliação
Períodos/Tempos Letivos
Gerais
Específicos
 
. Desenvolver as competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua francesa;
. Compreender textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Produzir textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Exprimir com criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Aprofundar o conhecimento da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de alguns aspetos da cultura e da civilização portuguesas;
. Desenvolver o espírito crítico e as atitudes de sociabilidade e cooperação;
. Desenvolver atitudes de autonomia e responsabilidade;
. Alargar a cultura do aluno recorrendo à interdisciplinaridade;
. Aprofundar e aplicar corretamente as regras de organização morfossintática e textual;
. Adquirir metodologias e técnicas para realizar diferentes tipos de trabalhos.   
 
 
 
. Desenvolver as competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua francesa;
. Compreender textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Produzir textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Exprimir com criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Aprofundar o conhecimento da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de alguns aspetos da cultura e da civilização portuguesas;
. Desenvolver o espírito crítico e as atitudes de sociabilidade e cooperação;
. Desenvolver atitudes de autonomia e responsabilidade;
. Alargar a cultura do aluno recorrendo à interdisciplinaridade;
. Aprofundar e aplicar corretamente as regras de organização morfossintática e textual;
. Adquirir metodologias e técnicas para realizar diferentes tipos de trabalhos.   
 
 
. Desenvolver as competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua francesa;
. Compreender textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Produzir textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Exprimir com criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Aprofundar o conhecimento da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de alguns aspetos da cultura e da civilização portuguesas;
. Desenvolver o espírito crítico e as atitudes de sociabilidade e cooperação;
. Desenvolver atitudes de autonomia e responsabilidade;
. Alargar a cultura do aluno recorrendo à interdisciplinaridade;
. Aprofundar e aplicar corretamente as regras de organização morfossintática e textual;
. Adquirir metodologias e técnicas para realizar diferentes tipos de trabalhos
 
 
 
-Conhecer aspectos culturais, geográficos e civilizacionais da França e países francófonos;
-Dominar o alfabeto francês, e aplicações fonológicas;
-Reconhecer estrangeirismos;
 
 
 
-Adquirir vocabulário do campo lexical da identificação;
-Indicar nacionalidades
-Produzir enunciados orais e escritos em situações de apresentação pessoal;
 
 
 
 
-Caracterizar-se fisicamente a si próprio ou a um terceiro;
-Informar sobre traços de carácter ou temperamento próprios ou de terceiros;
-Exprimir preferências pessoais;
 
 
 
 
 
 
 
- Identificar o sistema educativo francês;
- Saber o seu horário escolar;
- Identificar e descrever um objeto / material escolar;
- Pedir, dizer a hora e o momento do dia.
 
 
 
 
 
 
 
-Adquirir vocabulário sobre graus de parentesco;
-Dar informações sobre os membros da sua família ou da de um terceiro;
-Referir hábitos e ou atividades do quotidiano familiar;
-Descrever festas familiares;
-Identificar diversas profissões;
- Descrever uma casa;
- Situar no espaço.
 
 
 
- Descrever as diferentes partes do corpo humano;
-Referir hábitos de higiene pessoal;
-Informar-se sobre artigos de toilette;
-referir cuidados com a saúde;
-exprimir estados de saúde/doença;
- Identificar lojas e produtos;
- Pedir produtos nas lojas;
- Selecionar os bons hábitos alimentares.
 
-adquirir vocabulário sobre a paisagem (cidade / campo);
-descrever a paisagem circundante / local onde habita;
-apreciar globalmente o meio ambiente, a paisagem;
-identificar as estações do ano;
-fornecer informações sobre as condições meteorológicas;
-referir características dos grandes centros urbanos;
-comparar dados culturais (realidades portuguesa e francesa)
 
UNIDADE 0
 
A França,
Os Franceses
O Francês
Geografia
Personalidades
Francofonia
 
UNIDADES
1
A Identificação
 
- Identificação pessoal
- Saudação
/ Apresentação
-Datas
- Nacionalidades;
- Comunicação na sala de aula
 
2
A Caracterização
 
- Caracterização / descrição física e psicológica;
- Vestuário;
- Lazeres;
- Cores e características
- Gostos e preferências
 
 
 
3
 
A escola e os Amigos
 
- O sistema educativo francês;
- Horário Escolar;
- Material Escolar;
- As horas.
 
 
 
 
 
 
 
4
 
A Família e a Casa
 
- Graus de parentesco;
- Festas em família
/ Tradições;
- As profissões;
- A casa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5
 
Corpo são
Higiene e Saúde
Alimentação
 
- O corpo humano;
- Cuidados de higiene e saúde;
- Refeições
/ Rotina diária;
- Alimentação;
- As lojas;
- A Expressão das sensações.
 
 
6
 
A Natureza e as Férias
 
- Meio Ambiente
- Natureza
- Cidade / campo;
-Meios de Transporte
- Estações do ano;
-meteorologia;
-deslocação
/ localização
na cidade;
- Desportos de Aventura.
 
 
 
 
 
 
 
- O alfabeto francês;
- Aspetos fonológicos;
- Estrangeirismos;
 
 
 
 
 
 
 
- Expressão “Qui est-ce?”
- Numerais até 20 e números ordinais;
- Feminino das nacionalidades ;
- Pronomes pessoais sujeitos;
- Presente do indicativo dos verbos être,  avoir  e terminados em “–er” (simples e pronominais);
- Preposições de lugar.
 
 
 
 
- Forma Negativa ne / n’…pas
- Adjetivos: flexão em género [feminino], número [plural] e grau [comparativo / superlativo];
- Determinantes artigos definidos e indefinidos;
- Presente do indicativo dos verbos em –ir do 2º grupo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- Verbos pronominais;
-  Numerais de 30 a 1000;
- Expressão « Qu’est-ce que c’est ? » ;
- Pronomes pessoais : formas tónicas ;
- Verbos no presente di indicativo
aller, venir, faire;
- Localização com artigos contraí-
dos à, en, au, aux;
- Futur proche (aller+inf);
 
 
 
 
- Nomes: flexão em género [feminino], número [plural];
- Expressões de lugar; expressões de localização espacial (preposições) ;
- Presente do indicativo dos verbos do 3º grupo;
- A forma interrogativa;
- Expressões interrogativas;
- Interrogativos où, qui, comment, est-ce que, pourquoi e quand;
- Forma interrogativa Est-ce-que… ? / inversão de Sujeito / Verbo;
- Interrogativo quel(le)(s) ;
 
 
 
 
 
 
 
- Artigos partitivos ;
- presente do indicativo dos verbos manger,  boire et prendre;
-imperativo ;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- preposições usadas com os meios de transporte;
- Imparfait (pretérito imperfeito)
 
 
 
 
 
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração das transparências
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de rôle”
-elaboração de dossiê (países francófonos)
-elaboração de folheto / cartaz / postal
 
 
 
 
 
 
 
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração das transparências
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de role”
-elaboração de dossiê (países francófonos)
-elaboração de folheto / cartaz / postal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração das transparências
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de role”
-elaboração de dossiê (países francófonos)
-elaboração de folheto / cartaz / postal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-Manual;
-Fichas de trabalho;
-Quadro;
-Cadernos diários;
- Computador;
- Projetor;
-Rádio / CD / colunas / …
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-Manual;
-Fichas de trabalho;
-Quadro;
-Cadernos diários;
- Computador;
- Projetor;
-Rádio / CD / colunas / …
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-Manual;
-Fichas de trabalho;
-Quadro;
-Cadernos diários;
- Computador;
- Projetor;
-Rádio / CD / colunas / …
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-teste de avaliação formativo;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-teste de avaliação formativo;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-teste de avaliação formativo;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1º Período
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2º Período
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3º Período


Nota: Houve alteração de conteúdos inicialmente previstos no programa de Francês dada a redução de um tempo letivo semanal, sendo que, em anos letivos precedentes, já dificilmente se cumpriam as planificações. Assim, de comum acordo, os conteúdos subsequentes foram distribuídos da seguinte forma:

8º ano
9º ano
Determinantes Possessivos; Determinantes demonstrativos; o Passé Composé +Particípio  passado; Pronome “en”; Expressão da Obrigação; Pronomes Relativos invariáveis.
Expressão da Oposição; Discurso Direto e Indireto.




PLAN ANNUEL DE FRANÇAIS


 

Objectifs Essentiels
 
 

Écouter/Parler

 
*      Renforcer les compétences acquises au niveau de la communication orale;
*      Produire des énoncés oraux qui correspondent à des besoins de communication divers;
*      Établir un rapport entre la culture française et la réalité portugaise ;
*      Exprimer avec créativité son intention de communication.
 
 
Lire
 
*      Analyser des textes produits dans des situations de communication diversifiées (recours aux documents authentiques) ;
*      Synthétiser les informations transmises ;
*      Développer les capacités cognitives et d’analyse textuelle ainsi que la sensibilité esthétique par l’utilisation de différentes stratégies de lecture.
 
 

Écrire

 
*      Renforcer les compétences acquises au niveau de la communication écrite;
*      Créer des énoncés de manière à mettre correctement en pratique les règles d’organisation textuelle et morphosyntaxique ;
*      Développer des méthodes de travail (individuel et en groupe).
 
 
Être
 
*      Promouvoir la réflexion critique de façon à créer des valeurs personnelles et à accroître le sens de la responsabilité et de l’autonomie ;
*      Développer le goût pour l’apprentissage de la langue et culture française ;
*      Élargir les connaissances culturelles concernant la société française actuelle ;
*      Développer des méthodes et des techniques de travail individuel et en groupe contribuant à la construction de son propre apprentissage par le recours éventuel aux nouvelles technologies.




Planificação Anual

Francês L.E. II  

9ºano 
   2012     /       2013


Planificação Anual 9ºano - Francês L.E.II (nível 3)  Ano Letivo 2012/2013

 

Objetivos
Domínios de referência /
Áreas lexicais
Conteúdos Morfossintáticos / fonéticos e fonológicos
[Gramática]
Situações de aprendizagem
Estratégias
Recursos
Instrumentos de avaliação
Períodos/
tempos letivos
Gerais
Específicos
. Desenvolver as competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua francesa;
Compreender textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Produzir textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Exprimir com criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Aprofundar o conhecimento da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de alguns aspetos da cultura e da civilização portuguesas;
Desenvolver o espírito crítico e as atitudes de sociabilidade e cooperação;
Desenvolver atitudes de autonomia e responsabilidade;
Alargar a cultura do aluno recorrendo à interdisciplinaridade ;
Aprofundar e aplicar corretamente as regras de organização morfosintática e textual;
Adquirir metodologias e técnicas para realizar diferentes tipos de trabalhos.   
. Desenvolver as competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua francesa;
Compreender textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Produzir textos orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Exprimir com criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Aprofundar o conhecimento da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de alguns aspetos da cultura e da civilização portuguesas.
 
Aplicar conhecimentos adquiridos nos anos anteriores;
Aprofundar conhecimentos gramaticais adquiridos no ano letivo anterior;
Conjugar corretamente os diversos tempos e modos verbais;
 
Adquirir vocabulário sobre profissões e projetos de futuro;
Exprimir a sua opinião sobre os seus projetos de futuro;
Exprimir a sua opinião sobre a escola;
Comparar o sistema escolar francês com o português;
Exprimir as suas preferências sobre o futuro profissional;
Adquirir e aplicar corretamente novos conteúdos gramaticais;
 
 
Adquirir vocabulário relacionado com cultura e estética;
Exprimir os seus gostos pessoais e as suas preferências ao nível da sua Identificar diferentes formas de cultura;
Falar sobre artistas franceses e das suas obras;
Citar acontecimentos culturais;
Identificar diversos locais franceses relacionados com a arte e a estética, experiência pessoal no que respeita o tema;
Identificar e justificar diferentes hábitos de vivências culturais;
Adquirir e aplicar corretamente novos conteúdos gramaticais;
Rever e aprofundar conteúdos gramaticais já adquiridos.   
 
Adquirir vocabulário relacionado com ciência e tecnologia
Enumerar avanços tecnológicos nas diferentes áreas científicas
Dar informações sobre algumas conquistas da ciência e da tecnologia;
Identificar as personagens e os momentos importantes no avanço tecnológico e científico;
Descrever observações ou experiências;
Exprimir a sua opinião sobre algumas descobertas da ciência e inovações tecnológicas e sobre as suas possíveis consequências para o Homem e o meio ambiente;
 Adquirir e aplicar corretamente novos conteúdos gramaticais;
Rever e aprofundar conteúdos gramaticais já adquiridos;
 
 
 
Adquirir vocabulário relacionado com a solidariedade e os direitos do Homem
Enumerar situações conhecidas de cooperação ou ausência da mesma
Enumerar formas e movimentos de solidariedade
Dar informações sobre organismos de cooperação internacional;
Descrever as atividades de solidariedade desenvolvidas em França e no resto do mundo.  
 
 
 
 
 
Adquirir vocabulário sobre o Ambiente
Denunciar situações que colocam em perigo o meio ambiente
Identificar problemas do ambiente
Distinguir as atitudes corretas e incorretas em relação ao ambiente
Enumerar acontecimentos perigosos para a vida humana e para a sobrevivência das espécies
Dar exemplos de ações para a defesa do ambiente;
Adquirir e aplicar corretamente novos conteúdos gramaticais;
Rever e aprofundar conteúdos gramaticais já adquiridos.
 
 
 
-temas lecionados nos anos anteriores;
 
-Escolha da carreira
-vida ativa/ profissões
-estudos /sistema escolar
-saídas profissionais/o trabalho
-emigração
 
 
 
 
 
 
 
-Cultura e estética
-valores artísticos – pintura, escultura, arquitetura, musica
-museus
-exposições de arte
-espectáculos
-urbanismo
-qualidade de vida
-conforto, prazer de viver
 
 
 
-Ciência e tecnologia
-pesquisa científica
-desenvolvimento científico
-biologia, bioquímica, medicina, geologia, astrofísica, oceanografia, descoberta do espaço, informática
-descobertas/ invenções
-indústria de ponta
 
 
 
 
 
 
-cooperação internacional
-organizações de cooperação internacional: económicas, culturais e humanitárias
-movimentos de solidariedade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-Qualidade de vida
-meio ambiente
-poluição
-ecologia
-movimentos para a proteção e defesa do meio ambiente 
 
 
Conteúdos lecionados nos anos anteriores;
 
Nomes – flexão em género e número (femininos e plurais irregulares ); flexão em grau
 
Adjetivos – flexão em género e número; flexão em grau (formas especiais de comparativo e de superlativo dos adjetivos)
 
 Determinantes – recuperação dos anos anteriores
 
Pronomes – recuperação dos anos anteriores
 
Relativo – “dont”, variáveis e interrogativos variáveis
 
Verbos – tempos e modos (“futur antérieur”,particípio presente,  “gérondif”; “le subjonctif”)
 
 
-advérbios e locuções adverbiais presentes nos domínios de referência programados
 
-preposições atualizáveis nos domínios de referência programados
 
-conjunções e locuções conjuncionais atualizáveis nos domínios de referência programados
 
-tipos de frase – declarativa, interrogativa, imperativa, exclamativa
 
-formas de frase – afirmativa, negativa, ativa, passiva
 
-orações coordenadas e subordinadas (conjunções em função do enriquecimento da frase complexa) 
 
 
 
 
 
Verbos – tempos e modos (“futur antérieur”,particípio presente,  “gérondif”; “le subjonctif”)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração de imagens;
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de rôle”
 
 
 
 
 
 
 
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração de imagens;
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de rôle”
 
 
 
 
 
 
 
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração de imagens;
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de rôle”
 
 
 
 
 
 
-ficha  trabalho de carácter diagnóstico;
 
- Manual;
- Fichas de trabalho;
.Computador
. Internet
. Projetor
- Quadro;
- Cadernos diários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-ficha  trabalho de carácter diagnóstico;
 
- Manual;
- Fichas de trabalho;
.Computador
. Internet
. Projetor
- Quadro;
- Cadernos diários
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-ficha  trabalho de carácter diagnóstico;
 
- Manual;
- Fichas de trabalho;
.Computador
. Internet
. Projetor
- Quadro;
- Cadernos diários
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-ficha de trabalho diagnóstica;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e
heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e  aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
 
 
ficha de trabalho diagnóstica;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e
heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e  aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
 
 
 
 
ficha de trabalho diagnóstica;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e
heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e  aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1º Período
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2º Período
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3º período
 

 

PLAN ANNUEL DE FRANÇAIS


 

Objectifs Essentiels
 
 

Écouter/Parler

 
*      Renforcer les compétences acquises au niveau de la communication orale;
*      Produire des énoncés oraux qui correspondent à des besoins de communication divers;
*      Établir un rapport entre la culture française et la réalité portugaise ;
*      Exprimer avec créativité son intention de communication.
 
 
Lire
 
*      Analyser des textes produits dans des situations de communication diversifiées (recours aux documents authentiques) ;
*      Synthétiser les informations transmises ;
*      Développer les capacités cognitives et d’analyse textuelle ainsi que la sensibilité esthétique par l’utilisation de différentes stratégies de lecture.
 
 

Écrire

 
*      Renforcer les compétences acquises au niveau de la communication écrite;
*      Créer des énoncés de manière à mettre correctement en pratique les règles d’organisation textuelle et morphosyntaxique ;
*      Développer des méthodes de travail (individuel et en groupe).
 
 
Être
 
*      Promouvoir la réflexion critique de façon à créer des valeurs personnelles et à accroître le sens de la responsabilité et de l’autonomie ;
*      Développer le goût pour l’apprentissage de la langue et culture française ;
*      Élargir les connaissances culturelles concernant la société française actuelle ;
*      Développer des méthodes et des techniques de travail individuel et en groupe contribuant à la construction de son propre apprentissage par le recours éventuel aux nouvelles technologies.

 

 


Aucun commentaire:

Envoyez des e-cartes (virtuelles) à vos proches (famille, amis, collègues, ...)