Direção
Regional de Educação do Norte
2012 -
2013
Planificação Anual
Francês L.E. II
7ºano
2012 / 2013
Objetivos
|
Unidades
Conteúdos Temáticos
|
Conteúdos morfossintáticos / fonéticos
e fonológicos
[Gramaticais]
|
Estratégias
|
Recursos
|
Instrumentos de avaliação
|
Períodos/Tempos Letivos
|
|
Gerais
|
Específicos
|
||||||
. Desenvolver as
competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua
francesa;
. Compreender textos
orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e
social;
. Produzir textos
orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e
social;
. Exprimir com
criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu
desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Aprofundar o conhecimento
da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de alguns
aspetos da cultura e da civilização portuguesas;
. Desenvolver o
espírito crítico e as atitudes de sociabilidade e cooperação;
. Desenvolver atitudes
de autonomia e responsabilidade;
. Alargar a cultura do
aluno recorrendo à interdisciplinaridade;
. Aprofundar e aplicar
corretamente as regras de organização morfossintática e textual;
. Adquirir
metodologias e técnicas para realizar diferentes tipos de trabalhos.
. Desenvolver as
competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua
francesa;
. Compreender textos
orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e
social;
. Produzir textos
orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e
social;
. Exprimir com
criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu
desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Aprofundar o
conhecimento da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de
alguns aspetos da cultura e da civilização portuguesas;
. Desenvolver o
espírito crítico e as atitudes de sociabilidade e cooperação;
. Desenvolver atitudes
de autonomia e responsabilidade;
. Alargar a cultura do
aluno recorrendo à interdisciplinaridade;
. Aprofundar e aplicar
corretamente as regras de organização morfossintática e textual;
. Adquirir
metodologias e técnicas para realizar diferentes tipos de trabalhos.
. Desenvolver as
competências essenciais de comunicação e expressão oral e escrita em língua
francesa;
. Compreender textos
orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e
social;
. Produzir textos
orais e escritos adaptados ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e
social;
. Exprimir com
criatividade a intenção de comunicar utilizando um discurso adequado ao seu
desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
. Aprofundar o
conhecimento da realidade sociocultural francesa a partir da confrontação de
alguns aspetos da cultura e da civilização portuguesas;
. Desenvolver o
espírito crítico e as atitudes de sociabilidade e cooperação;
. Desenvolver atitudes
de autonomia e responsabilidade;
. Alargar a cultura do
aluno recorrendo à interdisciplinaridade;
. Aprofundar e aplicar
corretamente as regras de organização morfossintática e textual;
. Adquirir
metodologias e técnicas para realizar diferentes tipos de trabalhos
|
-Conhecer aspectos
culturais, geográficos e civilizacionais da França e países francófonos;
-Dominar o alfabeto
francês, e aplicações fonológicas;
-Reconhecer
estrangeirismos;
-Adquirir vocabulário
do campo lexical da identificação;
-Indicar
nacionalidades
-Produzir enunciados
orais e escritos em situações de apresentação pessoal;
-Caracterizar-se fisicamente
a si próprio ou a um terceiro;
-Informar sobre traços
de carácter ou temperamento próprios ou de terceiros;
-Exprimir preferências
pessoais;
- Identificar o
sistema educativo francês;
- Saber o seu horário
escolar;
- Identificar e
descrever um objeto / material escolar;
- Pedir, dizer a hora
e o momento do dia.
-Adquirir vocabulário
sobre graus de parentesco;
-Dar informações sobre
os membros da sua família ou da de um terceiro;
-Referir hábitos e ou
atividades do quotidiano familiar;
-Descrever festas
familiares;
-Identificar diversas
profissões;
- Descrever uma casa;
- Situar no espaço.
- Descrever as
diferentes partes do corpo humano;
-Referir hábitos de
higiene pessoal;
-Informar-se sobre
artigos de toilette;
-referir cuidados com
a saúde;
-exprimir estados de
saúde/doença;
- Identificar lojas e
produtos;
- Pedir produtos nas
lojas;
- Selecionar os bons
hábitos alimentares.
-adquirir vocabulário
sobre a paisagem (cidade / campo);
-descrever a paisagem
circundante / local onde habita;
-apreciar globalmente
o meio ambiente, a paisagem;
-identificar as
estações do ano;
-fornecer informações
sobre as condições meteorológicas;
-referir
características dos grandes centros urbanos;
-comparar dados
culturais (realidades portuguesa e francesa)
|
UNIDADE 0
A França,
Os Franceses
O Francês
Geografia
Personalidades
Francofonia
UNIDADES
1
A Identificação
- Identificação
pessoal
- Saudação
/ Apresentação
-Datas
- Nacionalidades;
- Comunicação na sala
de aula
2
A Caracterização
- Caracterização /
descrição física e psicológica;
- Vestuário;
- Lazeres;
- Cores e
características
- Gostos e
preferências
3
A escola e os Amigos
- O sistema educativo
francês;
- Horário Escolar;
- Material Escolar;
- As horas.
4
A Família e a Casa
- Graus de parentesco;
- Festas em família
/ Tradições;
- As profissões;
- A casa.
5
Corpo são
Higiene e Saúde
Alimentação
- O corpo humano;
- Cuidados de higiene
e saúde;
- Refeições
/ Rotina diária;
- Alimentação;
- As lojas;
- A Expressão das
sensações.
6
A Natureza e as Férias
- Meio Ambiente
- Natureza
- Cidade / campo;
-Meios de Transporte
- Estações do ano;
-meteorologia;
-deslocação
/ localização
na cidade;
- Desportos de
Aventura.
|
- O alfabeto francês;
- Aspetos fonológicos;
- Estrangeirismos;
- Expressão “Qui
est-ce?”
- Numerais até 20 e
números ordinais;
- Feminino das
nacionalidades ;
- Pronomes pessoais
sujeitos;
- Presente do
indicativo dos verbos être,
avoir e terminados em “–er” (simples e pronominais);
- Preposições de
lugar.
- Forma Negativa ne / n’…pas
- Adjetivos: flexão em
género [feminino], número [plural] e grau [comparativo / superlativo];
- Determinantes
artigos definidos e indefinidos;
- Presente do
indicativo dos verbos em –ir do 2º
grupo.
- Verbos pronominais;
- Numerais de 30 a 1000;
- Expressão « Qu’est-ce
que c’est ? » ;
- Pronomes
pessoais : formas tónicas ;
- Verbos no presente
di indicativo
aller, venir, faire;
- Localização com
artigos contraí-
dos à, en, au, aux;
- Futur proche (aller+inf);
- Nomes: flexão em
género [feminino], número [plural];
- Expressões de lugar;
expressões de localização espacial (preposições) ;
- Presente do
indicativo dos verbos do 3º grupo;
- A forma
interrogativa;
- Expressões
interrogativas;
- Interrogativos où, qui, comment, est-ce que, pourquoi e quand;
- Forma interrogativa Est-ce-que… ? / inversão de
Sujeito / Verbo;
- Interrogativo quel(le)(s) ;
- Artigos
partitivos ;
- presente do
indicativo dos verbos manger, boire et prendre;
-imperativo ;
- preposições usadas
com os meios de transporte;
- Imparfait (pretérito
imperfeito)
|
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e
exploração das transparências
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases
escritas
-produção de frases
orais
-diálogo
-produção de texto
escrito
-descrição e
apreciação
-associação
grafema/fonema
-“jeu de rôle”
-elaboração de dossiê
(países francófonos)
-elaboração de folheto
/ cartaz / postal
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e
exploração das transparências
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases
escritas
-produção de frases
orais
-diálogo
-produção de texto
escrito
-descrição e
apreciação
-associação
grafema/fonema
-“jeu de role”
-elaboração de dossiê
(países francófonos)
-elaboração de folheto
/ cartaz / postal
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e
exploração das transparências
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases
escritas
-produção de frases
orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e
apreciação
-associação
grafema/fonema
-“jeu de role”
-elaboração de dossiê
(países francófonos)
-elaboração de folheto
/ cartaz / postal
|
-Manual;
-Fichas de trabalho;
-Quadro;
-Cadernos diários;
- Computador;
- Projetor;
-Rádio / CD / colunas
/ …
-Manual;
-Fichas de trabalho;
-Quadro;
-Cadernos diários;
- Computador;
- Projetor;
-Rádio / CD / colunas
/ …
-Manual;
-Fichas de trabalho;
-Quadro;
-Cadernos diários;
- Computador;
- Projetor;
-Rádio / CD / colunas
/ …
|
-teste de avaliação formativo;
-teste de avaliação
sumativo;
-fichas de trabalho
escritas,
-grelhas de avaliação
para a auto e heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e
aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da
participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença
do material necessário para a aula.
-teste de avaliação formativo;
-teste de avaliação
sumativo;
-fichas de trabalho
escritas,
-grelhas de avaliação
para a auto e heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e
aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da
participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença
do material necessário para a aula.
-teste de avaliação formativo;
-teste de avaliação
sumativo;
-fichas de trabalho
escritas,
-grelhas de avaliação
para a auto e heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula, e
aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da
participação, do empenho, da elaboração dos trabalhos de casa e da presença
do material necessário para a aula.
|
1º Período
2º Período
3º Período
|
Nota:
Houve alteração de conteúdos inicialmente previstos no programa
de Francês dada a redução de um tempo letivo semanal, sendo que, em anos
letivos precedentes, já dificilmente se cumpriam as planificações. Assim, de
comum acordo, os conteúdos subsequentes foram distribuídos da seguinte forma:
8º
ano
|
9º
ano
|
Determinantes
Possessivos; Determinantes demonstrativos; o Passé Composé
+Particípio passado; Pronome “en”;
Expressão da Obrigação; Pronomes Relativos invariáveis.
|
Expressão
da Oposição; Discurso Direto e Indireto.
|
PLAN ANNUEL DE
FRANÇAIS
Objectifs
Essentiels
|
|
Écouter/Parler
|
![]() ![]() ![]() ![]() |
Lire
|
![]() ![]() ![]() |
Écrire
|
![]() ![]() ![]() |
Être
|
![]() ![]() ![]() ![]() |
Planificação Anual
Francês L.E. II
9ºano
2012 / 2013
Planificação Anual 9ºano -
Francês L.E.II (nível 3) Ano Letivo 2012/2013
Objetivos
|
Domínios de referência /
Áreas lexicais
|
Conteúdos Morfossintáticos / fonéticos e fonológicos
[Gramática]
|
Situações de aprendizagem
Estratégias
|
Recursos
|
Instrumentos de avaliação
|
Períodos/
tempos letivos
| |
Gerais
|
Específicos
| ||||||
. Desenvolver as competências essenciais de comunicação e
expressão oral e escrita em língua francesa;
Compreender textos orais e escritos adaptados ao seu
desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Produzir textos orais e escritos adaptados ao seu
desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Exprimir com criatividade a intenção de comunicar utilizando
um discurso adequado ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Aprofundar o conhecimento da realidade sociocultural francesa
a partir da confrontação de alguns aspetos da cultura e da civilização
portuguesas;
Desenvolver o espírito crítico e as atitudes de sociabilidade
e cooperação;
Desenvolver atitudes de autonomia e responsabilidade;
Alargar a cultura do aluno recorrendo à interdisciplinaridade
;
Aprofundar e aplicar corretamente as regras de organização morfosintática
e textual;
Adquirir metodologias e técnicas para realizar diferentes
tipos de trabalhos.
. Desenvolver as competências essenciais de comunicação e
expressão oral e escrita em língua francesa;
Compreender textos orais e escritos adaptados ao seu
desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Produzir textos orais e escritos adaptados ao seu
desenvolvimento linguístico, psicológico e social;
Exprimir com criatividade a intenção de comunicar utilizando
um discurso adequado ao seu desenvolvimento linguístico, psicológico e
social;
Aprofundar o conhecimento da realidade sociocultural francesa
a partir da confrontação de alguns aspetos da cultura e da civilização
portuguesas.
|
Aplicar conhecimentos adquiridos nos anos anteriores;
Aprofundar conhecimentos gramaticais adquiridos no ano letivo
anterior;
Conjugar corretamente os diversos tempos e modos verbais;
Adquirir vocabulário sobre profissões e projetos de futuro;
Exprimir a sua opinião sobre os seus projetos de futuro;
Exprimir a sua opinião sobre a escola;
Comparar o sistema escolar francês com o português;
Exprimir as suas preferências sobre o futuro profissional;
Adquirir e aplicar corretamente novos conteúdos gramaticais;
Adquirir vocabulário relacionado com cultura e estética;
Exprimir os seus gostos pessoais e as suas preferências ao
nível da sua Identificar diferentes formas de cultura;
Falar sobre artistas franceses e das suas obras;
Citar acontecimentos culturais;
Identificar diversos locais franceses relacionados com a arte
e a estética, experiência pessoal no que respeita o tema;
Identificar e justificar diferentes hábitos de vivências
culturais;
Adquirir e aplicar corretamente novos conteúdos gramaticais;
Rever e aprofundar conteúdos gramaticais já adquiridos.
Adquirir vocabulário relacionado com ciência e tecnologia
Enumerar avanços tecnológicos nas diferentes áreas científicas
Dar informações sobre algumas conquistas da ciência e da
tecnologia;
Identificar as personagens e os momentos importantes no avanço
tecnológico e científico;
Descrever observações ou experiências;
Exprimir a sua opinião sobre algumas descobertas da ciência e
inovações tecnológicas e sobre as suas possíveis consequências para o Homem e
o meio ambiente;
Adquirir e aplicar
corretamente novos conteúdos gramaticais;
Rever e aprofundar conteúdos gramaticais já adquiridos;
Adquirir vocabulário relacionado com a solidariedade e os
direitos do Homem
Enumerar situações conhecidas de cooperação ou ausência da
mesma
Enumerar formas e movimentos de solidariedade
Dar informações sobre organismos de cooperação internacional;
Descrever as atividades de solidariedade desenvolvidas em
França e no resto do mundo.
Adquirir vocabulário sobre o Ambiente
Denunciar situações que colocam em perigo o meio ambiente
Identificar problemas do ambiente
Distinguir as atitudes corretas e incorretas em relação ao
ambiente
Enumerar acontecimentos perigosos para a vida humana e para a
sobrevivência das espécies
Dar exemplos de ações para a defesa do ambiente;
Adquirir e aplicar corretamente novos conteúdos gramaticais;
Rever e aprofundar conteúdos gramaticais já adquiridos.
|
-temas lecionados nos anos anteriores;
-Escolha da carreira
-vida ativa/ profissões
-estudos /sistema escolar
-saídas profissionais/o trabalho
-emigração
-Cultura e estética
-valores artísticos – pintura, escultura, arquitetura, musica
-museus
-exposições de arte
-espectáculos
-urbanismo
-qualidade de vida
-conforto, prazer de viver
-Ciência e tecnologia
-pesquisa científica
-desenvolvimento científico
-biologia, bioquímica, medicina, geologia, astrofísica,
oceanografia, descoberta do espaço, informática
-descobertas/ invenções
-indústria de ponta
-cooperação internacional
-organizações de cooperação internacional: económicas,
culturais e humanitárias
-movimentos de solidariedade
-Qualidade de vida
-meio ambiente
-poluição
-ecologia
-movimentos para a proteção e defesa do meio ambiente
|
Conteúdos lecionados nos anos anteriores;
Nomes – flexão em género e número (femininos e plurais irregulares
); flexão em grau
Adjetivos – flexão em género e número; flexão em grau (formas especiais
de comparativo e de superlativo dos adjetivos)
Determinantes –
recuperação dos anos anteriores
Pronomes – recuperação dos anos anteriores
Relativo – “dont”, variáveis e interrogativos variáveis
Verbos – tempos e modos (“futur antérieur”,particípio presente, “gérondif”; “le subjonctif”)
-advérbios e locuções adverbiais presentes nos domínios
de referência programados
-preposições atualizáveis nos domínios de referência
programados
-conjunções e locuções conjuncionais atualizáveis nos
domínios de referência programados
-tipos de frase – declarativa, interrogativa,
imperativa, exclamativa
-formas de frase – afirmativa, negativa, ativa, passiva
-orações coordenadas e subordinadas (conjunções em
função do enriquecimento da frase complexa)
Verbos – tempos e modos (“futur antérieur”,particípio presente, “gérondif”; “le subjonctif”)
|
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração de imagens;
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de rôle”
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração de imagens;
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de rôle”
-Observação de imagens
-atividades de audição
-observação e exploração de imagens;
-escuta ativa
-identificação
-descrição
-leitura
-produção de frases escritas
-produção de frases orais
-diálogo
-produção de texto escrito
-descrição e apreciação
-associação grafema/fonema
-“jeu de rôle”
|
-ficha trabalho de carácter
diagnóstico;
- Manual;
- Fichas de trabalho;
.Computador
. Internet
. Projetor
- Quadro;
- Cadernos diários.
-ficha trabalho de
carácter diagnóstico;
- Manual;
- Fichas de trabalho;
.Computador
. Internet
. Projetor
- Quadro;
- Cadernos diários
-ficha trabalho de
carácter diagnóstico;
- Manual;
- Fichas de trabalho;
.Computador
. Internet
. Projetor
- Quadro;
- Cadernos diários
|
-ficha de trabalho diagnóstica;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e
heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula,
e aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração
dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
ficha de trabalho diagnóstica;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e
heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula,
e aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração
dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
ficha de trabalho diagnóstica;
-teste de avaliação sumativo;
-fichas de trabalho escritas,
-grelhas de avaliação para a auto e
heteroavaliação dos comportamentos, temas abordados na aula,
e aprendizagens efetuadas na aula;
-grelhas de registo da participação, do empenho, da elaboração
dos trabalhos de casa e da presença do material necessário para a aula.
|
1º Período
2º Período
3º período
|
PLAN ANNUEL DE
FRANÇAIS
Objectifs
Essentiels
| |
Écouter/Parler
|
![]() ![]() ![]() ![]() |
Lire
|
![]() ![]() ![]() |
Écrire
|
![]() ![]() ![]() |
Être
|
![]() ![]() ![]() ![]() |
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire